A obtenção de alta produtividade nos canaviais depende de uma série de fatores, como plantio correto, práticas de manejo, adubação adequada, controle de pragas e doenças e uma colheita de qualidade. Contudo, um fator frequentemente subestimado que impacta negativamente a produtividade é o pisoteio de soqueira, que pode reduzir a produção em até 33% (Otto, 2019).
Com a mecanização crescente nos canaviais, o problema do pisoteio de soqueira tornou-se ainda mais crítico. Entre as principais causas do pisoteio estão:
Plantio inadequado
Tráfego inadequado de maquinário durante o cultivo e a colheita
Falta de ajuste da bitola
Época de corte desfavorável
Esses fatores contribuem para a compactação do solo, que dificulta o brotamento e o desenvolvimento das socas, resultando em uma queda significativa na produtividade e na longevidade dos canaviais (Franco, 2017). De acordo com um estudo do CTBE (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol), as perdas na colheita poderiam financiar a construção de nove usinas de etanol com capacidade de processamento de 2,5 milhões de toneladas por safra, totalizando um prejuízo superior a R$ 4,5 bilhões.
Para reduzir os danos causados pelo pisoteio, Braunack et al. (2006) recomendam várias práticas, incluindo o manejo varietal, ajuste dos espaçamentos das linhas do canavial e das bitolas dos maquinários para garantir que o tráfego ocorra apenas nas entrelinhas, e o controle rigoroso do tráfego.
Essas medidas incluem o uso de piloto automático, maquinário equipado com GPS (colhedora, trator e transbordo), ajustes das bitolas e melhorias nos sistemas de corte das colhedoras (Franco, 2017).
Assista ao vídeo que preparamos para você:
USE O PILÓTO AUTOMÁTICO
Nos últimos anos, a produtividade dos canaviais tem apresentado declínio. Para reverter essa tendência, é crucial controlar fatores-chave, especialmente os relacionados à operação de colheita, para minimizar as perdas causadas pelo pisoteio de soqueira. Com um manejo adequado desses e de outros aspectos da produção, é possível aumentar a produtividade dos canaviais de forma significativa.
Benefícios do Piloto Automático e da Locação:
Não tem o desembolso do valor total do equipamento.
Paralelismo entre passadas.
Qualidade no direcionamento.
Operação noturna com a mesma qualidade da diurna.
Redução da fadiga do operador.
Possibilidade de trabalhar com as linhas desenhadas previamente no computador e armazenar as passadas efetuadas anteriormente para que sejam utilizadas nas operações futuras, entre outras.
Diferenciais MGEO:
Profissionais com 15 anos de experiência em sistemas de Piloto automático.
Personalização dos materiais didáticos e módulos de treinamento.
Suporte técnico após o treinamento.
Facilidade de comunicação.
Equipe capacitada pelos fabricantes.
Provas para mapear o nível de conhecimento.
ENTRE EM CONTATO COM A MGEO!
Comments